Conheça Sousas e Joaquim Egídio

SOBRE SOUSAS E JOAQUIM EGÍDIO

Com uma paisagem diversificada, de serras e morros, a região dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, permeada pelos rios Atibaia e Jaguari, reúne, além dos recursos naturais, uma série de atrativos históricos, gastronômicos, artísticos e culturais.

Sousas e Joaquim Egídio ocupam área de Proteção Ambiental (APA) e mantiveram quase intactas características de vilas rurais. Os distritos surgiram nas imediações de grandes fazendas de açúcar e café, por volta de 1830/1840, e guardam ainda várias referências desse período histórico, seja nos casarões bem conservados, nas igrejas construídas no século XIX e em tantos outros detalhes que podem ser conferidos ao vivo. Uma tranqüila caminhada a pé pelo centro de Sousas, dá acesso fácil a construções antigas, como a Casa de Cultura, Igreja Matriz de Sant’Ana, Igreja de São Sebastião e a subprefeitura de Sousas.

Também Joaquim Egídio guarda o estilo de cidadezinha do interior, com ruas de paralelepípedos e as fachadas das casas encostadas nas calçadas. A formação do distrito teve como ponto de partida a instalação do Ramal Férreo Campineiro para escoar a grande produção de café das fazendas. Atualmente, várias construções foram tombadas por seu valor histórico, como o casarão que abriga a sub-prefeitura, o Espaço Cultural Ettore Nallin e a Igreja de São Joaquim e São Roque.

Aos poucos, os distritos vão conquistando turistas não apenas da região, mas da capital, de outras cidades do estado e de todo o país. Apesar do ar de cidade de interior, a região conta com agenda musical eclética e inúmeras opções de restaurantes, com gastronomia de qualidade, para todos os gostos. Há desde a tradicional comida mineira, até churrascarias e as culinárias italiana, portuguesa e francesa, entre outras variedades.

Uma expressiva quantidade de artistas e artesãos reside em Sousas e Joaquim Egídio, por isso as feiras de artes e artesanato transformaram-se em atrações locais importantes. As feiras Vila das Artes, em Sousas, e Jeito de Joaquim, de Joaquim Egídio, reúnem trabalhos originais e diferenciados.

 

Praça Beira Rio em Sousas, onde acontece a feira Vila das Artes

Praça Beira Rio em Sousas, onde acontece a feira Vila das Artes

Sousas_Foto Valeria Abras

Sousas, em foto de Valéria Abras

180406_casas Joaq Egídio_Foto Luiz Granzotto03

Joaquim Egídio, por Luiz Granzotto

Uma resposta to “Conheça Sousas e Joaquim Egídio”

  1. Aymar Says:

    Boa Noite,êsse restaurante que mostra a foto era de meu bisavô um armazem que vendia cerais, na época era o único da região,era bem antigo de joaquim egidio, deram em sua homenagem o nome da rua MANOEL ERCULANO COELHO, passei minha infancia nese lugar maravilhoso. abs…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: