Imoto Origami: tradição e arte na Praça São Sebastião

As irmãs Lucila e Patrícia são as responsáveis pela Imoto Origami. A arte de dobrar papéis, conhecida como origami, foi ensinada pela avó materna, de origem oriental.

Sem Internet na época, era preciso recorrer aos livros importados para reforçar o aprendizado da técnica, o que acabava saindo muito caro.

Há 06 anos, as irmãs resolveram criar a Imoto Origami, quando um presente dado a uma amiga fez sucesso e os pedidos começaram a aparecer.

O origami já fazia parte da vida das irmãs há muito tempo. A fonoaudióloga Lucila usava-o como ferramenta para trabalhar vários aspectos da linguagem, incluindo orientação espacial, lateralidade e coordenação motora.

Patrícia, sua irmã, estudou Matemática e aplicou o origami no ensino de conceitos matemáticos para deficientes mentais em uma instituição beneficente.

Hoje, as irmãs mantém outra profissão e se revezam na produção dos origamis.

Na próxima Estação das Artes, 19 de setembro, as irmãs mostrarão toda sua arte na Praça São Sebastião, em Sousas, com várias peças em origami: cartões, bonecas, marcadores de página e kusudamás (bolas de origami com fios de luz). Há também uma série de brincos, em quilling e origami.

“Como as peças são artesanais, são exclusivas e dependem da nossa criatividade. Todas as peças que fazemos, tem nosso amor à arte ensinada pela nossa Batian (avó em japonês), por isso nossa preocupação é sempre encantar as pessoas com nossa arte”, explica Lucila.

Brincos em forma de leque com borboleta e tsuru, tradicional ave japonesa

Boneca japonesa feita artesanalmente

Marcadores de página

Bonecas camponesas

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: