Profissão: artesão

O artesanato é uma das atividades mais antigas exercidas pelo homem, que desde os primórdios já buscava retirar materiais da natureza para confeccionar bens de utilidade. De lá pra cá, essa essência se manteve, mas muitas e muitas técnicas e finalidades foram surgindo.

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 8,5 milhões de artesãos. Engana-se quem acha que artesanato é apenas passatempo.

Pode ser, claro, mas em 2015 a profissão foi regulamentada, e hoje o artesão tem direito a alguns benefícios como linha de crédito, participação na Previdência Social e em programas de qualificação. O reconhecimento da atividade como profissão também facilita o desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

A lei define que a profissão de artesão é “o exercício de atividade predominantemente manual, que pode contar com o auxílio de ferramentas e outros equipamentos, desde que visem a assegurar qualidade, segurança e, quando couber, observância às normas oficiais aplicáveis ao produto”.


 

Anúncios

Uma resposta to “Profissão: artesão”

  1. Nice Araujo Says:

    Amo artesanato e ensino gratuitamente artes como trico croche bordados bijouterias tapetes arraiolos artes em papeis como cestaria e outros. Faco também artes com pastilhas madeira.Veja no meu bogger.- artesanato-maos habilidosasblogspot.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: